1927 – 1º de agosto – 2008
Organizar, estudar e lutar!
Há 81 anos alguns jovens comunistas reuniam-se na cidade do Rio de Janeiro com um objetivo em comum: construir uma organização que fosse capaz de organizar, formar politicamente e mobilizar para as lutas da juventude trabalhadora, dos setores populares, jovens brasileiros e brasileiras explorados, oprimidos, que buscassem no socialismo uma alternativa real a sociedade capitalista.
Em 1927, aqueles jovens que possuíam um sonho, uma utopia, mal sabiam que 81 anos depois, a UJC seguiria viva, atuante e firme na luta pelo socialismo.
Mal sabiam eles, que a UJC cumpriria um papel fundamental na organização da juventude trabalhadora brasileira, na luta contra o nazi-fascimo e que a UJC seria protagonista na criação da União Nacional dos Estudantes.
Mal sabiam eles que a UJC levantaria a bandeira pela campanha do “O Petróleo é Nosso!” Uma das maiores conquistas de nosso povo. Também não tinham idéia, aqueles jovens de 1927, que a UJC formaria militantes, como um José Montenegro de Lima, que de peito aberto engajaram-se na heróica resistência contra a Ditadura Militar.
Os comunistas de 1927 mal poderiam saber que a UJC lutaria pela redemocratização do Brasil. E tampouco poderiam esperar que a UJC seria afetada pela queda do Muro de Berlim e do Bloco Soviético, sofrendo todas as conseqüências da avalanche neoliberal dos anos 90. Como não poderiam prever que em pleno século XXI, a UJC, reorganizada, se apresentaria como uma das principais organizações da juventude trabalhadora e popular do Brasil.
Os jovens comunistas de 1927 não podiam prever tantas coisas. Mas do sonho daqueles jovens forjou-se uma organização revolucionária, de fundamental importância na história e nas conquistas da juventude brasileira.
Neste ano de 2008 comemoramos 81 anos da UJC. 81 anos de lutas, de ousadia, de coragem, de militantes e heróis que marcaram de forma decisiva a construção do processo revolucionário no Brasil.
Os jovens comunistas de 2008 celebram este passado glorioso com os olhos no futuro, e fazendo aquilo que caracterizou a UJC em toda sua história, lutando incansavelmente pelo socialismo.
Nossas tarefas hoje trazem consigo o que aqueles jovens comunistas de 1927 propuseram: Organizar a juventude trabalhadora brasileira, Estudar mais e cada vez mais para compreender a realidade de nosso povo, e Lutar pela Revolução Socialista, na perspectiva da sociedade comunista
As nossas bandeiras carregam os sonhos de milhares de jovens brasileiros que nos últimos 81 anos dedicaram-se na construção da União da Juventude Comunista. Temos um passado que é de glória, um presente que é de luta, e um futuro que será de vitória!
Fomos, Somos e Seremos Comunistas.
VIVA OS 81 ANOS DA UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA!
VIVA A LUTA REVOLUCIONÁRIA!
VIVA O SOCIALISMO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário