quarta-feira, 5 de março de 2008

Moradores de Jaraguá estão sendo despejados de vila pesqueira





Os moradores da vila de pescadores de Jaraguá, que a meio século extraem seu sustento daquela praia, estão passando por um momento difícil naquela região. A secretária municipal de habitação esteve com representantes para impor àquela comunidade pesqueira, a saída daquele local. A notícia da transferência das moradias ocasionou a revolta justa e consciente por parte da população. A região abriga centenas de famílias que vivem ali desde o tempo em que funcionavam os Trapiches do cais do porto.

A transferência dessas famílias para o Cais do Porto, ''propostas'' pela Prefeitura, apenas reflete o caráter fascista da mesma, que não visa favorecer a classe humilde e trabalhadora, e sim a classe dominante, os grandes empresários do turismo hoteleiro, que pretende aproveitar o espaço para construção de pousadas e demais atrativos turísticos para elite local, nacional e internacional.

Fala-se em novas habitações para os pescadores e suas famílias quando se ''retirarem'' para o prometido lugar, mas, fica aqui um problema: as novas moradias não serão de grande valor, pois, trata-se de casas do PAR (Programa de Arrendamento Residencial), que são feitas com custos abaixo do estabelecido.

A prefeitura, que agora quer fazer a transferência sem ao menos dar opção de escolha à comunidade, demonstra a forma arcaica da atual gestão dos eleitos pelo povo. Quantas mentiras e mais mentiras serão ditas nesta próxima eleição, para favorecer uma minoria parasitária, de cargos comissionados e escândalos de Nepotismo?

São momentos como este que deixam claros os antagonismos de classes e a necessidade de mudanças significativas na estrutura de nossa sociedade. É certo que sempre haverão os que se levantarão contra toda forma de opressão, alvejando uma sociedade justa, que garanta as necessidades básicas de todo cidadão.

Só a luta muda a vida!

2 comentários:

Flavio Brito disse...

Antes de criticar primeiro se deve conhecer o assunto, se quiser saber o que sera construido no local onde se encontra hoje a "vila dos pescados" de uma passa da secretaria de habitação, ninguem ta impondo nada e sim procurando melhorias para a comunidade, participei de varias reuinoas com moradoes e elaborei e modifiquei alguns projetos na area, tais como mercado de peixe com camaras frigorifica, expositores, fabrica de gelo, estaleiros, oficinas dentre outros para os moradoes terem condicoes dignas para exercer suas profiçoes

Flavio Brito disse...

qualquer duvida podem entra em comtato pelo e-mail: flavio_brito_araujo@yahoo.com.br