sábado, 16 de agosto de 2008

Triste fim dos meninos e meninas de rua de nossa capital

Pesquisas recentes revelam que atualmente, não existe um dado concreto sobre o número de meninos e meninas de rua em nossa capital Alagoana, e 80% dos mesmos, não existem para os órgãos públicos responsáveis por esses menores excluídos da sociedade.
Calcula-se que mais de 100 menores que viviam nas praças e avenidas, estão desaparecidos, é o que afirma Walmar Buarque do Instituto Catarse, ONG que atua como órgão fiscalizador e luta para que as crianças de rua tenham um melhor acompanhamento em suas vidas praticamente clandestinas.
Recentemente veio a público, o dossiê: “Ruas Lavadas de Sangue”, documento histórico que relata o extermínio de jovens entre 13 a 25 anos, contendo ainda nomes, depoimentos e apelidos de 105 crianças adolescentes mortas em nossa capital além de desaparecidos. Grande parte vítimas de grupos de extermínio que hajem por conta própria ou a mando de terceiros.
Este documento, faz uma retrospectiva dos 12 anos de crimes contra os meninos e meninas de rua de nossa Maceió, ocorridos todos em maior número nos bairros periféricos como:Bom Parto, Vergel, Cambona, Clima Bom, e demais áreas onde a violência é um fato rotineiro.
Segundo Atila Vieira autor desta polêmica obra, não existem políticas públicas voltadas a resgatar estes menores excluídos, tornando-os assim, alvo fácil para traficantes. Conseqüentemente vindo a serem assassinados por também aplicarem pequenos furtos em estabelecimentos comerciais, causando revolta por parte de comerciantes e demais trabalhadores que são vítimas destes jovens invisíveis para o poder público.

Nenhum comentário: