sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PELO FIM IMEDIATO DOS CRIMES DE GUERRA NA FAIXA DE GAZA!


O PCB saúda o Conselho de Direitos Humanos da ONU, por sua inequívoca condenação a Israel, por ampla maioria, pela violação de leis internacionais, com a designação de uma missão especial para investigar os crimes de guerra praticados, como assassinato indiscriminado de civis, utilização de armas e produtos químicos proibidos e bombardeios contra comboios com ajuda humanitária.

Neste caso, consideramos positiva a postura do Brasil, votando a favor dessas resoluções, ao lado de Rússia, China e de todos os países da América Latina que participam do organismo. Esta posição se insere na tradição da política externa brasileira de contribuir para a paz mundial e a multipolaridade, tendo como objetivo central a abertura de mercados para a burguesia brasileira e a afirmação do Brasil como potência, nos marcos das disputas interimperialistas.
Nesta lógica, há casos em que a ação brasileira é positiva, como neste e no de Cuba, e outros em que é de natureza imperialista, como os emblemáticos casos do Haiti e do Paraguai, entre outros.

Finalmente, após um longo período de omissão do governo, o Ministro Celso Amorim foi instado a dirigir-se ao Oriente Médio, onde cumpre profícua agenda pela paz, manifestando-se em solidariedade ao povo palestino, inclusive reclamando o imediato cumprimento das resoluções da ONU ignoradas por Israel, Estado fora da lei que se garante nos vetos e no apoio político e logístico de seu verdadeiro comandante, o imperialismo estadunidense.

Nos próximos dias, a agressividade israelense tende a aumentar. Pelo seu cronograma original, a resistência palestina já deveria ter se rendido. O plano era ocupar a Faixa de Gaza, de forma rápida e inconteste, antes da posse de Obama, para evitar que este, precocemente, tenha que revelar que suas garras são exatamente iguais às de Bush, atrapalhando o projeto de mostrar um rosto novo e brando do império. Outro possibilidade para garantir uma posse tranqüila a Obama é um conluio das superpotências para tentar impor à resistência palestina uma paz de cemitério.

Diante destes riscos, deve-se reforçar no mundo a mobilização contra o holocausto promovido por Israel e em solidariedade aos palestinos, ampliando as ações de massa e a pressão sobre governos cúmplices, omissos ou vacilantes.

Por outro lado, a importante decisão do Conselho de Direitos Humanos da ONU legitima a possibilidade, em âmbito mundial, de as organizações sociais e políticas e personalidades solidárias à Palestina e defensores da paz entre os povos iniciarem imediatamente uma ampla campanha internacional para levar ao banco dos réus dos Tribunais Internacionais os governantes israelenses, que não passam de criminosos contra a humanidade.


- PELO FIM IMEDIATO DOS CRIMES DE GUERRA NA FAIXA DE GAZA!
- PELA CONDENAÇÃO DOS CRIMINOSOS!
- PELA RETIRADA DAS TROPAS ISRAELENSES!
- PELO RECONHECIMENTO DO ESTADO PALESTINO!

Rio, 14 de janeiro de 2009
PCB – Partido Comunista Brasileiro

Nenhum comentário: