domingo, 14 de dezembro de 2008

Continua a agitação popular na Grécia!

A morte do adolescente anarquista de 16 anos, sem dúvidas, foi o estopim para a série de manifestações que vêm ocorrendo ao redor do mundo em solidariedade a luta do povo grego. Mas também não existem dúvidas que o contexto que propiciou o início dos protestos contra o governo na Grécia, foi o aceleramento das Reformas neo-liberais, privatizações, aumento dos impostos e a elevação do desemprego, que teve como consequência o agravamento do antagonismo entre as classes sociais. E tudo está diretamente relacionado a mais uma das Crises cíclicas do Capitalismo que nos abateu neste ano de 2008.


''A agitação popular na Grécia continua em várias cidades, com bancos e carros destruídos, grandes lojas saqueadas, delegacias atacadas, universidades ocupadas e as ruas a servirem de palco para batalhas campais entre polícia e manifestantes. E nesta quarta-feira (10), coicindindo com a greve geral no país e por manifestações nas principais cidades. Os transportes ficaram parados, os aeroportos também, as lojas e escolas fechadas e a televisão pública emitiu programas de desenhos animados.

Em Atenas, mais de 20 mil pessoas realizaram uma manifestação pelo descontentamento com as políticas econômicas do governo. A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo para conter um grupo de jovens que lançavam coquetéis molotov e pedras nos arredores do Parlamento, cercado por milhares de manifestantes.

No dia 10/12, na Ilha de Creta (ilha turística), depois de uma manifestação que contou com mais de 3 mil pessoas, a Delegacia da Província de Creta foi ocupada em revolta pela morte de Alexis Grigoropulos, tal qual foi decidido nas assembléias estudantis de ontem, numa decisão tomada por cinco departamentos universitários. Nas manifestações participaram estudantes e muitos trabalhadores.

Enterro

Alexis Grigoropoulos foi enterrado no Dia 09/12 à tarde no cemitério de Paleo Faliro, nas imediações de Atenas, diante de uma presença de mais de 7 mil pessoas, que gritaram lemas contra a polícia e o governo. ''Assassinos, porcos...!'' ecoavam os jovens no momento que o féretro branco com o corpo do falecido era introduzido no túmulo. ''Alexis, estás vivo!'', gritavam alguns assistentes, enquanto outros aplaudiam. Antes e depois do enterro aconteceram duros enfrentamentos entre manifestantes e a polícia de choque, nas imediações do cemitério. O funeral do jovem Alexis foi transmitido ao vivo por inúmeras canais de TV gregas.''
(Postado originalmente no Cmi)

Solidariedade internacional

Multiplicaram as manifestações em apoio e solidariedade com a revolta na Grécia, com os detidos e o assassinato do ativista Alexis Grigoropoulos aconteceram por diversas cidades européias. Em diversas regiões ao redor do mundo ruas, Universidades e embaixadas são ocupadas por Comunistas, anarquistas, antiautoritários, anticapitalistas, militantes queers, Punks e antifascistas em repúdio a Morte do adolescente e em solidariedade as bandeiras de luta dos gregos.

Vídeo gravado por uma vizinha com seu celular se escuta dois disparos e se vê os dois policiais, que acabavam de disparar em Alexandros Grigoropoulos, saírem tranquilamente do lugar.

Diferentemente do que dizem as autoridades gregas e policiais envolvidos na morte do adolescente Alexandros, neste vídeo gravado por uma moradora dobairro de Exarhia, não se percebe nenhum ataque de "30 pessoas encapuzadascontra um veículo policial", muito menos um cenário de confrontação comgrupos de jovens "radicais", o que a polícia grega havia terminantementeafirmado antes da prisão do agente Epaminondas Korkoneas, 37, que estádetido na Diretoria da polícia de Atenas.Este vídeo está sendo difundido pela mídia corporativa grega e pordiversos Indymedias internacionais, páginas anarquistas e decontra-informação, e parece ser chave para esclarecer o caso, junto ao depoimentos de testemunhas presenciais, que já declararam nesta mesmalinha de pensamento. E para demonstrar que a morte do jovem AlexandrosGrigoropoulos foi um assassinato premeditado e a sangue frio por parte dapolícia grega.Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jwJZHcMolUA
(Fonte: Agencia de notícias anarquistas)

Fotos de Manifestações em solidariedade ao Povo grego.
Links:

http://www.lahaine.org/index.php?p=34766 (Madrid)

http://www.lahaine.org/index.php?p=34771 (Barcelona)

http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=en&article_id=939748 (Suíça)

http://www.indymedia.org.uk/en/2008/12/415094.html (Inglaterra)

http://www.flickr.com/photos/jacko83/sets/72157611028905306/ (Veneza)

http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=941911 (Chile)



2 comentários:

Anônimo disse...

Good article, good things, good feelings, good BLOG!

Anônimo disse...

Good article, good things, good feelings, good BLOG!
Saftey Net