segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Recuperando o que é Desperdiçado



Conhecido como mergulho em lixeiras, pesca de lixo, colheita urbana, ou simplesmente catar lixo, os praticantes da arte de recuperar recursos utilizáveis do desperdício de uma sociedade hiperconsumista conseguem diminuir dramaticamente ou até mesmo eliminar suas necessidades de comprar mercadorias. Entre encontrar poltronas na calçada, recuperando comida limpa e fresca do descarte de lojas, construindo livrarias de livros descartados, abastecendo cozinhas com utensílios, pratos e talheres, montando vestuários de roupas descartadas, ou recuperando equipamentos de computadores, os coletores acabam descobrindo que eles raramente precisam utilizar dinheiro para conseguir os itens de que eles necessitam.
Eles também reduzem seus desperdícios, limitando seus impactos ambientais pessoais, reduzindo suas cumplicidades econômicas com as empresas multinacionais que são socialmente e ecologicamente destrutivas e que criam a maior parte dos produtos, aliviam-se da pressão de ter que trabalhar em dois ou até três empregos para apenas suprirem suas necessidades básicas, e limitam contribuir um governo corrupto ao limitarem suas contribuições em vendas e impostos de renda. Em áreas rurais, coletores colhem frutas e vegetais que ficam para trás em razão de práticas agrícolas industriais ineficientes.
A colheita urbana não é um estilo de vida puritano, individualista e moralmente superior—é um componente chave na renovação do sentido de comunidade em torno do princípio de apoio mútuo. Muitos coletores urbanos recuperam produtos em grupos. Alguns utilizam o comida recuperada em refeições públicas, algumas vezes em espaços de convivência comunitária. Os coletores frequentemente indicam uns aos outros bons locais para recuperar produtos.

A página de internet http://freegan.info oferece uma lista online de lugares favoritos dos coletores em áreas diferentes e guias similares são impressos e distribuídos. Os criadores do site Freegan.info fazem turnês onde grupos são introduzidos a locais confiáveis para coletar lixo. Os criadores da lista e os organizadores das turnês esperam que seus leitores e participantes irão então se inspirar em procurar outros lugares promissores por conta própria, os quais poderão ser adicionados para turnês e listas futuras.
Texto extraído do Livro Revoluções Cotidianas: Práticas e Instruções para Viver Além do Capitalismo na Vida Cotidiana (Adam Weissman)

Nenhum comentário: